Quem paga a limpeza da fossa: o inquilino ou o proprietário?

Quem paga a limpeza da fossa: o inquilino ou o proprietário?  em Ribeirão Preto

Você sabe dizer quem paga a limpeza da fossa? Essa é uma dúvida muito comum das pessoas que precisam desse tipo de serviço. Afinal, nem sempre é claro se o inquilino ou o proprietário devem arcar com os custos de uma limpeza profissional. 

 


As fossas sépticas são imprescindíveis em locais que não contam com o sistema de esgoto. Pode até ser uma surpresa para você, mas esses locais não são poucos. O sistema é muito popular e pode estar presente até mesmo nas grandes cidades. Logo, a maioria das pessoas não considera esse tipo de serviço até descobrir que precisa dele!

 


No caso de imóveis alugados, é muito comum que o inquilino se depare com alguma situação emergencial e não saiba o que precisa fazer para resolver o problema. Por isso, preparamos esse artigo completo com tudo o que você precisa saber!

 


Ficou curioso? Vamos começar? 

 

 


Por que a limpeza da fossa é importante? 

 


Antes de descobrir quem paga a limpeza da fossa, vamos entender um pouco mais sobre o tema. 
Casas e prédios comerciais alugados podem apresentar as fossas sépticas como alternativa ao tratamento de esgoto. O mesmo acontece com os condomínios. 

 


A manutenção dessas fossas é muito importante para melhorar as condições de higiene e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. 

 


Neste primeiro caso, é importante ressaltar que a ausência da limpeza da fossa pode trazer riscos sérios para a saúde dos residentes. Isso porque elas podem acumular vermes e microorganismos que causam doenças. Além disso, elas incentivam também a proliferação de insetos que podem prejudicar a sua saúde. 

 


Em contrapartida, o acúmulo de impurezas também é um risco para o meio ambiente, já que essas substâncias podem, eventualmente, ser lançadas na natureza. Por isso, a manutenção e limpeza periódica agem como uma forma de cuidar da sua saúde e do planeta ao mesmo tempo! 

 

 


Quando deve ser feita a limpeza?

 


Outra dúvida comum de quem quer saber quem paga a limpeza da fossa é relacionada à periodicidade do serviço. 

 


De forma geral, existem dois cenários em que o serviço é indicado: quando há entupimento ou com caráter preventivo.

 


Ao notar sinais de entupimento na fossa séptica, a limpeza já se tornou emergencial. Ela deve ser feita para evitar alagamentos e maiores prejuízos ao local afetado. Porém, a limpeza periódica de caráter preventivo é recomendada justamente para evitar que a situação chegue neste ponto emergencial.

 


Uma desentupidora de fossa especialista pode avaliar o local e indicar qual é a melhor periodicidade para realizar a manutenção preventiva. Com isso, você evita maiores dores de cabeça no futuro.

 

 


Quem paga a limpeza da fossa: o proprietário ou o inquilino?

 


Agora, vamos ao tema central deste artigo. Afinal, quem deve arcar com os custos do serviço? 
Na maioria dos casos de residência, o morador é o responsável por isso. Isso porque parte-se do princípio de que é o inquilino quem faz o uso diário da fossa, comparando a situação com um entupimento de vaso sanitário, por exemplo. 

 


Porém, um compromisso pode ser feito entre as duas partes. Na verdade, o ideal é que a situação esteja explícita no contrato de aluguel. Do contrário, inquilino e proprietário devem conversar não apenas para resolver melhor a situação, mas também para compreender de onde vem os danos. 

 


Caso este ponto não seja explícito no contrato, a indicação profissional é que você sugira a alteração. Assim como a limpeza preventiva, essa cláusula pode evitar muitos problemas no futuro. 

 

 


Condomínios verticais: quem paga a limpeza da fossa? 

 


Em contrapartida, no caso dos condomínios verticais, o entendimento do tema é que as fossas e estações de tratamento são compartilhadas por todos os inquilinos. Dessa forma, os responsáveis pelos custos com a limpeza são os membros da administração do imóvel. 

 


Na maioria dos casos, o preço da limpeza da fossa já está inserido na taxa de condomínio. Logo, é algo com o que os residentes normalmente não precisam se preocupar. 

 


A despesa é encaixada como ordinária, funcionando da mesma maneira que as contas de água, gás e luz, por exemplo. 

 


Por outro lado, os condomínios horizontais costumam ter uma fossa para cada casa. Logo, as regras de quem paga pela limpeza são as mesmas que nas residências tradicionais. 

 

 


Contratos de limpeza da fossa

 


Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre quem paga a limpeza da fossa, é importante ressaltar a importância do serviço preventivo. 

 


O contrato com uma desentupidora especializada pode ajudar a reduzir os custos da limpeza e, ao mesmo tempo, evitar qualquer tipo de problema. Isso é recomendado tanto no caso de residentes únicos, como de grandes empresas e condomínios verticais. 

 


Além disso, esse tipo de contrato assegura um serviço realizado de forma profissional e dedicada, com foco nas suas necessidades. Portanto, que tal entrar em contato com nosso time de especialistas para descobrir como podemos ajudá-lo? Aproveite agora mesmo!

 


Restou alguma dúvida sobre quem paga a limpeza da fossa? Então deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!
 

Pulseira e Colar de Âmbar Báltico

www.tuttiamore.com.br/colar-de-ambar-baltico

O colar de âmbar é usado no mundo inteiro para aliviar os sintomas associados com a dentição do bebê como: dor, febre, inchaço das gengivas, bochechas vermelhas, infecção de ouvido, assaduras, problemas de sono e inquietude.

Oficina Mecanica de Cambio em Rio Preto

www.agileautocenter.com.br

O câmbio manual é um sistema de engrenagens e com alavanca que permite ao condutor do automóvel trocá-las manualmente, em oposição ao sistema de câmbio automático, escolhendo a marcha mais apropriada para o deslocamento do veículo.

Estrutura Metálica em Votuporanga

www.cobertecengenharia.com.br

A COBERTEC é uma empresa no ramo das construções metálicas em São José do Rio Preto e atende Votuporanga com profissionais experientes em desenvolver projetos dentro das normas de segurança.

CETESB Licenciamento em Rio Preto e Região

www.lbassessorias.com.br

Precisou obter ou renovar a sua licença da CETESB aqui na região de São José do Rio Preto? A LB Projetos e Regularizações conta com profissionais que realizam o processo sem burocracia e com rapidez.

Informações

(16) 3235-6702

(16) 99291-1019

contato@hidromotarp.com.br

Rua Coronel Miguel Brisola de Oliveira, 580

Parque Anhanguera - Ribeirão Preto - SP

CEP: 14095-510

HidroMota Desentupidora Ribeirão Preto - © 2024 - Todos os direitos reservado

Consultoria SEO Sunset WEB

VISITA GRATUITA! Chame Nosso Atendimento!

clique para chamar sem compromisso

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade