Você sabe quando limpar a fossa séptica? Essa é uma das principais dúvidas de quem quer realizar esse serviço de forma preventiva. Afinal, muitas pessoas procuram esse tipo de procedimento apenas quando acontece o entupimento. Porém, a limpeza periódica pode evitar muita dor de cabeça!
Para ajudar você a entender melhor, preparamos um guia completo sobre os motivos pelos quais a limpeza da fossa é importante e quando você deveria realizar esse serviço com caráter preventivo. Por isso, não deixe de ler até o final!
Vamos começar?
Além de saber quando limpar a fosse séptica, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre por que elas ainda são utilizadas. Embora a tecnologia e o avanço das cidades grandes já tenham colocado o sistema de esgoto na maior parte dos lares, ainda é muito comum que diversos locais usem as fossas como sistema de saneamento.
As fossas são ainda mais comuns em condomínios verticais e até mesmo no caso dos prédios. Isso porque elas também são um sistema eficiente, principalmente em pequenas cidades. Agora, no caso das grandes capitais, são poucos os locais que ainda contam com as fossas – mas, como eles existem, é importante ficar de olho nas particularidades do seu imóvel para não ser pego de surpresa!
Por que as fossas sépticas precisam ser limpas?
A limpeza das fossas é muito importante para manter seu bom funcionamento, além de preservar o imóvel.
Quando a fosse entope, ela pode causar problemas maiores para os inquilinos. Por exemplo, alagamentos e outros tipos de mal funcionamentos. Com isso, além do prejuízo de ter que fazer a limpeza de última hora, você ainda corre o risco de perder seus bens pessoais.
Além disso, a fossa séptica também precisa ser higienizada por questões sanitárias. Então, se você quer saber quando limpar a fossa séptica, tenha em mente também que esses sistemas podem oferecer riscos à sua saúde quando não são higienizadas periodicamente.
As fossas podem acumular vermes e outros tipos de microorganismos responsáveis por doenças sérias, além de ser um ótimo ambiente para a proliferação de insetos.
Por último, tenha em mente também que o acúmulo de impurezas nas fossas sépticas pode prejudicar o meio ambiente, já que essas substâncias podem ser lançadas na natureza. Logo, a higienização das fossas é um cuidado com a sua saúde, o seu lar e também com o planeta em que vivemos!
Como já mencionamos acima, as fossas são alternativas ao sistema de esgoto como já conhecemos. Logo, elas funcionam como estações de tratamento primárias dos efluentes, fazendo uma divisão entre os resíduos sólidos que deixam o seu lar.
O esgoto fica retido em um compartimento, fazendo com que o material sólido fique sedimentado no fundo dessa fossa. Então, é formado um lodo, enquanto a parte líquida do esgoto permanece acima.
Em seguida, bactérias anaeróbicas anulam a ação de microorganismos que podem transmitir doenças. Portanto, além de reduzir os resíduos sólidos, as fossas também estabilizam a ação de gases e reduzem o impacto com o meio ambiente. Porém, apenas a limpeza feita por uma equipe profissional pode realmente anular esses riscos.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o tema, vamos ao ponto central desse artigo. Afinal, com qual periodicidade essa limpeza de manutenção deve ser realizada?
A manutenção periódica depende de fatores como o tamanho do reservatório, a quantidade de pessoas que residem em um mesmo lar, o volume de água liberado e até mesmo os hábitos dos residentes que podem influenciar no uso da fossa séptica.
Como via de regra, consideramos que a limpeza deve ser feita, no mínimo, uma vez por ano para que ela funcione melhor e sem problemas. Porém, esse período pode variar de acordo com cada fossa séptica.
A limpeza da fossa consiste basicamente na remoção deste lodo que é acumulado no fundo da fossa. A tampa é removida e a fossa fica aberta por um tempo para liberar os gases presos nesse compartimento.
Então, é utilizada uma mangueira de sucção que remove o lodo, levando os efluentes para caminhões específicos para este tipo de serviço. Em seguida, eles são levados para estações de tratamento que fazem o descarte seguro dos resíduos.
Além de não saber quando limpar a fossa séptica, o que muitos também não sabem é que o lodo não pode ser retirado em sua totalidade. As desentupidoras costumam deixar cerca de 10% dessas substâncias na fossa séptica para que o tratamento de efluentes permaneça eficiente.
Como você pode ver, esse é um serviço extremamente delicado e que precisa ser realizado não apenas na periodicidade correta, mas também por uma equipe capacitada. Por isso, escolha a melhor desentupidora para cuidar da sua fossa séptica e evitar qualquer tipo de problema!
Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais.
www.mellotransportesriopreto.com.br
Serviços Office-boys em geral, transporte malotes entre contabilidade, empresas, filiais e obras. Motoboy para apoio administrativo ou operacional. Atendemos Rio Preto e Região
www.casafixriopreto.com.br
Precisando de Eletricista em São José do Rio Preto? A Casa Fix garante a correta instalação, vistoria e funcionamento de qualquer aparelho elétrico e eletrônico e da rede de distribuição de energia de sua casa ou estabelecimento comercial.
www.dmaxmotos.com.br
Somos a DMAX Motos e atendemos toda a grande recife e as cidades do Nordeste. Trabalhamos com motos novas e usadas. Grandes marcas.
www.drfelipebrito.com.br
O Cirurgião Dr. Felipe Auday Brito, concluiu a sua graduação em Medicina na Universidade Anhanguera (Uniderp), no ano de 2011, buscando atender a necessidade de segurança, conforto, atendimento personalizado e rigoroso controle do risco de infecção hospitalar.
Outras Postagens
Telefones Clique para chamar
(16) 3235-6702 (Fixo 24 horas)
contato@hidromotarp.com.br
Atendimento
Ribeirão Preto e Região
Serviços
Informações
contato@hidromotarp.com.br
Rua Coronel Miguel Brisola de Oliveira, 580
Parque Anhanguera - Ribeirão Preto - SP
CEP: 14095-510
HidroMota Desentupidora Ribeirão Preto - © 2024 - Todos os direitos reservado
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade